Reforma ortográfica, as mudanças na nova ortografia brasileira

Nova lei ortográficaTem muita gente que não sabe que está sendo feita uma reforma ortográfica na língua portuguesa. Isso trará um impacto a médio prazo na educação brasileira e na sua vida, por isso fique ligado:
O objetivo é acabar com as diferenças entre a grafia do Brasil e a dos demais países têm o Português como sua língua oficial, e com isso aproximar as culturas destes países.
O presidente da Academia Brasileira de Letras, Marcos Vilaça disse que “Hoje, é preciso redigir dois documentos nas entidades internacionais: com a grafia de Portugal e do Brasil. Não faz sentido”.
Já o escritor Ruy Castro não vê com bons olhos as novas regras da língua portuguesa: “Já passei da idade de reaprender a escrever. Vou seguir usando a ortografia vigente no dia de hoje e, no futuro, se quiser, o computador que me corrija.”
Por se tratar de um assunto que atinge todos nós, gera polêmica e debates em botequins, mesmo se tratando de mudanças suaves, quando as novas regras começarem para valer você terá que se adaptar aos novos tempos.
Você vai pedir “um quilo de linguiça sem o trema”, no açougue. Não terá mais enjôo no vôo, e sim enjoo no voo. E poderá registrar sem dor na consciência seu filho como Weskley.
Pode parecer bem estranho, mas aos poucos as pessoas vão se adaptando a nova lei. Segundo especialistas, serão necessários alguns anos para a sociedade se acostumar com a nova ortografia brasileira.
E é na sala de aula que vai começar as mudanças na ortografia da língua portuguesa. Inclusive os livros didáticos com nova ortografia serão os primeiros a ter obrigatoriedade da “nova língua” brasileira.
Clique aqui para conhecer as principais mudanças na língua portuguesa.

Leia também:

  1. Vida nova, casa nova
  2. Museu do sexo de Nova York
  3. A prostituta Ashley Alexandra Dupré Kristen e a renúncia do governador de Nova York, Eliot Spitzer
  4. Concurso Petrobras – Novo prazo de inscrição e nova data da prova
  5. Filme com Marilyn Monroe fazendo sexo oral é vendido em Nova York
  6. Ellen Cardoso é a nova dançarina do Créu, subistituindo Mulher Melancia, a Andressa Soares
  7. A nova moda bizarra do Japão
  8. A nova gata do BBB8 Jaqueline Khury foi prostituta em Paraíso Tropical
  9. A mulher mais velha do mundo é brasileira
  10. Vídeos e fotos de Ellen Cardoso, a Mulher Moranguinho, a nova dançarina do Créu

Receba muito mais por e-mail:

This entry was posted in Arte e Cultura, Curiosidades, Dicas. Bookmark the permalink.

141 Responses to Reforma ortográfica, as mudanças na nova ortografia brasileira

  1. layanna says:

    Ainda bem, por que eu não aguento mais esse negócio de trema.

  2. Daniel says:

    Acho que não vai dar muito certo esse negócio de mudar as regras de verificação ortográfica eu que sou estudante e curso o 1º ano do ensino médio não vejo vantagem nenhuma e agente tem que ter orgulho da nossa língua portuguesa nós não temos que mudar temos que deixa-la do jeito que ela se formou afinal de contas língua é cultura.

  3. Dimas Gomez says:

    Palhaçada.
    Eu até entendo as boas intenções, mas delas o inferno está cheio.
    A língua já sofreu outras reformas e eu agradeço por ter aprendido um português redondinho. Mas não estou nada disposto, eu que me apeguei ao meu bom e velho amigo, minha querida e amada língua, a essas novas regras estúpidas.
    Ditongos e tremas, hífens e outros, vai mudar a língua da mãe.

  4. Marcos leonardo da silva says:

    O sentimento de UNIDADE´é o grande motivador dessa Reforma.Uma unidade que pretende ser cultural e comercial.Todavia,essa tentativa de uniformização da Língua Potuguesa vai de encontro a marcha evolutiva natural que toda língua manifesta.Pois,o Português brasileiro vem a ser bem diferente do de Moçambique, que por sua vez o é do de São Tomé e Príncipe,e entre os restanets países lusófonos com relação um ao outro.
    Se cai o trema,o acento agudo em ditongos abertos ou se a palavra que tinha hífen deixa de tê-lo isso não facilitar substacialmete o aprendizado do Idioma,no sentido de patrimônio de expressão das idéias(ideias,em breve) e da criatividade.O que faz um Idoma ser “grande” nõa é a mudança de regras em si,é,sim o quanto se fala escreve brilhantemente com ele.
    Quem ganhará muito com isso na verdade serão as ….

  5. Jaime Ricardo Müller says:

    Acho que isto que estão chamando de reforma, não passa de um mero arranjo, onde prevalecem os interesses particulares e economicos de uma minoria. Pessoas estas que lucrarão muito com tudo istoc e quem paga toda esta conta somos nos cidadãos

  6. Évora says:

    isso é uma idiotisse , sou patriota creci com essas leis!
    e só por causa de um tal de governo , mudo!
    que tipo de país eu vivo?
    este Brasil que eu tanto amo esta se perdendo , assim como o resto do mundo!
    fico pensando em Portugal , como é q fica isto lá?
    falando sério, não gosto nem um pouco disto!
    Espero que meu comentário,(uma garota de 12 anos), siva para alguma coisa!
    obrigado por ma ouvirem!

  7. Danilo Ramos Barreto says:

    Pois é..
    A reforma ortografica na lingua portuguesa irá facilitar o lado das pessoas que nao sabem usar o português correto!
    Mas cada um sabe o que é bom para sí,eu ainda prefiro a nossa regra atual.

  8. Danilo Ramos Barreto says:

    Pois é..
    A reforma ortografica na lingua portuguesa irá facilitar o lado das pessoas que nao sabem usar o português correto!
    Mas cada um sabe o que é bom para sí,eu ainda prefiro a nossa regra atual.

  9. barbara says:

    Gostei muito da nova maneira que vcs tiveram tomara que isso passe a diante….

  10. vilma pinto gonçalves says:

    Eu não me aprofundei muito na coisa ,mas exemplos simples, como a retirada de sinais gráficos que não mudam o sentido e que só enfeitam, eu não vejo mal,só que eu acho bom ter cuidado com muitas afrouxadas pelo motivo de que basta observar a ortografia de pessoas na INTERNET e que deixa qualquer um ,sem precisar ser um expert da língua portuguesa, abismado com a displicência dos contextos encontrados, com erros gritantes tipo: “nois” (nós)”mais”(mas)”adimirados”(admirados)e coisas piores,sem falar na linguagem chula que temos que aturar nesta ditadura de maus costumes em que nos encontramos,mas tudo bem,que venha a mudança, quem sabe seja pra melhor…Obrigada.um abraço.

  11. sthefanie says:

    Acho que a reforma ortográfica é uma forma de facilitar a vida de quem não sabe nada sobre a lingua portuguesa, não havia necessidade nenhuma de fazer essas alterações pois elas descaracterizam a nossa lingua portanto perdendo a nossa cultura.

  12. Nanyzinha says:

    Eu só vim akii pra pesquisar essa parada pla uma trabalho de redação
    mais eu naum axo certo essa parada de mudar naum
    isso é perca de tempo

  13. bruna says:

    achei bem, tri beijos ;*

  14. Carlos Alberto says:

    Não gostei dessa mudança em razão de vir a favorecer aos que sempre tiveram dúvidas quanto a escrever, posto que em muito irá facilitar para suas aprendizagens, haja vista que o que erra considerado errado em suas escritas(deles) com essa mudança passará para certo.

  15. Tapa na Cara says:

    Novas regras de ortografia: decreto da reforma ortográfica é assinado por Lula

    Lula assinou decreto de lei que estabelece a reforma ortográfica das novas regras de ortografia da língua portuguesa, que já passam a valer a partir de 1º de janeiro de 2009. O objetivo da reforma da ortografia é unificar a…

  16. Leonardo Ferreira says:

    Mudança ortográfica não facilita vida de minguém que não sabe escrever: ignorância se cura com aprendizado.
    A reforma é antes uma medida política do que lingüística, que visa a atender a uma ideologia lusitana e provar a subserviência dos brasileiros que concordam com a reforma.

  17. tamara says:

    isto é absolutamente
    ridiculo!!!!

  18. Lidiane says:

    Lidiane:
    Acredito que em partes essa mudnaça vai ser boa mas em outras pode tornar um pouco complicado na hora de escrever as palavras em que não se usará mais o hífem.
    Sou estudante do Curso de Letras e com certeza será bem demorado adaptação das novas regras uma vez que já estávamos abituados as antigas. Vai ser como aprender tudo novamente!

  19. Ananda says:

    *Eu acredito que essa reforma ortográfia vai acabar afetando as crianças que agora estão aprendendo a ler e escrever.
    Entretanto existem algumas palavras que irão facilitar; e que hoje em dia na escrita não fazem falta e não mudam muita coisa.
    valeeew povão !
    abraço !

  20. Larissa says:

    Idiotisse? Assim mesmo, com dois “esses”? Já faz parte da reforma dona Évora?
    De onde veio esse nome?
    Olhif.

  21. Eduardo Matheus says:

    Isso não vai mudar em nada,afinal vai se uma palhaçada porque nossa lingua tem que ser do jeito que ela é,e não vai dar muito certo esse negócio de mudar as regras de verificação ortográfica eu que sou estudante e curso o 9º ano do ensino Fundamental não vejo vantagem nenhuma e nós temos que ter orgulho da nossa língua e nós não temos que mudar nada temos que deixa-la do jeito que ela se formou afinal de contas língua é cultura.E cultura é uma só não sofre alterações

  22. any says:

    achei orrivel!!!!

  23. Mudii says:

    eu tmb to aki pra peskisa o baguio do trabalho de portugues,mais acho q vai ser bom sim, pois a lingua portuguesa é umas das mais dificieis de aprender.

  24. Marlonn says:

    Concordo com Ferreira. Muita imaturidade inferir que por causa da nova reforma os beneficiados serão os semi-analfabetos.Tal mudança atende mais interesses políticos a que aproximar culturas.No meu ver será uma bagunça legal. Se algo deve ser mudado, não é apenas um hífen ou um trema…
    Foda mesmo é ver criticas a lÍngua que virá com erros absurdos da lÍngua atual em seu contexto.

  25. Jayne says:

    Vim aqe nesse site só porqe tinha qe fazer uma pesquiça de sala de aula :) Minha professora é maior xataaa :@ Afê mais oqe importa é qe o site é mtoo legal ;) Adorei

  26. kamilla candido silva says:

    a lingua portuguesa e muito dificil de aprender todas as regrinhas,com essa mudança vai ficar mais complicado de aprender tudo de novo!!

  27. vandre says:

    Concordo com Ferreira. Muita imaturidade inferir que por causa da nova reforma os beneficiados serão os semi-analfabetos.Tal mudança atende mais interesses políticos a que aproximar culturas.No meu ver será uma bagunça legal. Se algo deve ser mudado, não é apenas um hífen ou um trema…
    Foda mesmo é ver criticas a lÍngua que virá com erros absurdos da lÍngua atual em seu contexto

  28. liza kene says:

    a nova otg ña é tão importante assim.

  29. Daiane says:

    vai ser muito dificil de apreder pq agora q estamos saimos do 3 colegial, quer dizer ele não pensou nos alunos q esta saindo da escola mais sim nós q esta entrando.

  30. Thais Regina says:

    vai ficar muito ruim agora pq estamos acustumados desse jeito o lula ñ pensou nas crianças fazendo isso

  31. Rafael Severo says:

    Na meu ponto de vista, não era hora nem momento de mudar nossa ortografia, por que tudo que eu e muitas outras pessoas aprendemos não adiantara mais para “nada” então?
    O que mais irão mudar em?

  32. micael costa says:

    eu acho isso uma idiotice porque estamos acostumados com o português de uma forma, e agora toda essa mudança.É para complicar a vida do brasileiro.
    O que que o LULA tem que saber com isso se ele é analfabeto?

  33. Bruna Carolina says:

    Nossa achei uma palhaçada,isso de “reforma ortográfica”. Nosso país não é igual e nem tem quer ser igual aos outros,temos que ter nosso modo próprio de escrever.

  34. Evelyn says:

    Eu acho isso meio estranho, acho que vai ficar difícil de a gente se acostumar, mais já que é por uma boa casusa, vamos lá !

  35. priscila pessoa says:

    eu acho que a reforma ortografica não ajudar em nada,pois as pessoas já estão acostumada escrever assim e pra quem está saindo do 3 ano vai se prejudicar

  36. Karol says:

    as pessoas não acham que com isso irá piorar a situação não,pois ja vivemos em um país nem muito alfabetizado ainda irá fazer uma loucura dessa na minha opinião não deveria mudar nada
    um exemplo ao vez de falarmos meu avô falariamos meu avo é?
    isso esta errado

  37. simone marinho says:

    Sou pedagoga e vejo que esta mudança tem mais teor politico que linguístico.
    Um país como o nosso que já tem uma gramática tão complexa devido as regionalidades,ter que seguir a uma “unificação” (que na realidade se apropia desta desculpa para beneficiar alguns bolsos afinal livros e gramáticas terão de ser reformados) em que se muda tudo que foi aprendido tende mesmo ser um caos principalmente pras séries terminais que enfrentarão vestibulares e concursos, pois o estudante aprendeu durantes 11 anos por exemplo que vôo do verbo voar,enjôo ficarão assim escritas( voo e enjoo) existe retirando os acentos e percebam que a criança das séries iniciaIs aprenderá assim desta nova forma e será fácil mas o estudante que aprendeu da forma inicial terá sérias complicações isso se adequa também a palavras que irão perder os hifens e tremas uma verdadeira REFORMA o país deveria reformar era sim o vestibular, a falta de educaçaõ qualificada e o salário vergonhoso do professor no BRASIL!!!!!

  38. helen says:

    não gosto da idéia da nova ortografia, pois as crianças que ja estão alfabetizadas passarão a ter dificuldades para se adaptar.Concordo apenas em não usar mais o trema.
    Eu estive pesquisando como será a nova ortografia e achei um absurdo tirar o hifen por exemplo contra- senha passará a escrever contrassenha, é muito estranho. Sou pedagoga e acredito que não vai ser facil para a sociedade se adaptar

  39. priscilla says:

    eu acho isso um absurdo, porque agora os professores de portuques vao ter que aprender tudo de novo e nos brasileiros vamos ter que se acostumar com isso

  40. LUIZ CARLOS says:

    Essa reforma lembra as tentativas anteriores no sentido de grafar as palavras tal qual são pronunciadas. Como os “moderninhos” não conseguiram emplacar aquela idéia, gestaram essa atual, a qual passou meio que na surdina. Se analisarmos o custo e o benefício de tal evento, constata-se que trata-se de um tiro-no-pé.

  41. Le. says:

    ¬¬’
    Existem pessoas bem ignorantes mesmo, o que ha de tão horrivel em aprender algumas regras novas?
    É somente estudar bastante que reaprendemos o portugues correto, e se nao me engano eles fizeram essa reforma para simplificar mais o portugues, e unificar a lingua…
    Vai melhorar a nossa situaçao, isso sim.

  42. Lidiane says:

    Ahhh, eu acho errado, porquê ninguém tem o direito de mudar toda uma história, e pensar que pessoas que passaram a vida inteira aprendendo desse jeito, e chega agora e muda tud! Com certeza isso se aplicará a novas gerações mas as que já estão aqui há muitos anos, pode demorar muito, creio eu. Afinal é toda uma história, uma cultura.
    Eu sou a favor de deixar como está.
    Beijos!

  43. Paulo Jose says:

    Acho que não vai parar por aí, outras mudanças virão ao longo dos anos. Essas mudanças são aceitas e aprovadas porque vem de pessoas renomadas e intelectuais. Depois dessas pessoas, quem dirá que não aprova! Nos brasileiros já estamos acostumadas as mudanças, porque de nada adianta ser contra. Um qualquer que não poderá fazer ou modificar qualquer coisa porque não terá crédito algum. Só para ironizar, qualquer dia desse vão dizer que não precisa colocar acento na palavra secretária quando a mesma estiver dando seu sentido dentro de uma frase. Exemplo: “A secretaria foi almoçar”Logo, nesse caso, a palavra secretária nesta frase nunca poderia ser confundida com secretaria, portanto não precisaria ser acentuada. Mas quem sou eu para fazer esta modificação! Mas se a mesma partir dos letrados, também não terá dificuldade de ser aprovada.

  44. stephany says:

    bom eu achei isto uma droga, agora só vou tira f

  45. Wilson Carlos de Oliveira says:

    Como tecer algum comentário sobre as alterações ortográficas da língua portuguesa, sem retroceder no tempo e no espaço de nossa cultura completamente avessa a cultura em sí? Prefiro não comentar…(?!)

  46. Maria do Céu says:

    Eu ACHO ESSA MUDANÇA UMA PORCARIA UMA DESGRAÇA DA LINGUA PORTUGUESA QUE JÁ VIU ATÉ HOJE.

  47. Simone Pavan says:

    Eu sempre soube onde usava os tremas, ifens e acentos; mas sempre me confundi em algumas palavras o que usar “S”, “Z”, “SC” e “X”, isso que é difícil vai continuar igual?

  48. Chrys says:

    Bom essa mudança acho um pouco inadequada. O povo brasileiro têm muitas dificuldades para lidar com padrões formal da lingua. Se a escrita normal o povo já tem bastante dificuldades, agora imagine com a nova ortografia. Vai cria mais e mais dificuladades. As vezes as pessoas não se importam com o povo vai reagir, ou se o povo vai conseguir ou ate mesmo prejudicar.

  49. Acredito que a reforma ortografica veio principalmente para validar os erros que cometemos ao escrever.
    Eu particularmente nunca utilizei o trema.

  50. thaís says:

    Achei bem legal essa lei!!!

  51. Bruninha, says:

    Nossa, porque isso? Num faz tanto sentido assim né. Mas agora só nos resta aprender tudo novamente, e tomara que todos se deem bem com essa nova escrita, onde o mundo vai ter que se acostumar com uma nova cultura ( que por mim não é nada fácil).
    guardachuva? arcoiris?
    que esquisito!
    Custei aprender aquelas regrinhas antigas!
    Acho que somente 2 anos não será o bastante para nos adaptarmos.
    bjus :*
    e espero que o pessoal tenha paciência ai conosco.

  52. warley vinicius says:

    eu gostaria de saber qual a explicaçao para essa ridicula mudança na lingua portuguesa e quem aprovaria ou gostaria dessa mudança em relaçao aos alunos pra que essa mudança mudam outra coisa por exemplo a crise economica mundial sera que é facil como mudar a lingua portuguesa? !!!!!!

  53. Jocinete Manhães da Silva says:

    Quero informaçoes sobre a nova regra ortografica da Lingua portuguesa. Escrevo as palavras sem acento para errar por falta e nao por excesso.
    Jocinete Manhães da Silva
    08/01/09

  54. Priscila Fasterra says:

    Pessoal,
    Eu sou totalmente contra!
    Alguns comentários acima, ressaltam o trema, que deverá teoricamente sair da nossa ortografia… absurdo!! É acentuação!! e pontua corretamente como se deve pronunciar a palavra. Tenta você falar agora a palavra tranqüilo, sem trema… parece que estamos falando espanhol…
    Tem mais… alguém já reparou nos hífens…?? A palavra Sub-Humano, vira Subumano!!!! O Brasil é o país que mais tem habitantes falando português, não devemos nos deixar levar por interesses de países que não tem o que fazer!! Vamos combinar não??
    Abraços,

  55. Mara Nespoli says:

    Penso que essa reforma so vem empobrecer a nossa língua.
    Os jovens não conseguem aprender,os professores também não sabem o suficiente para ensinar!
    Isso é uma questão governamental, não ortográfica!
    Sinto muito pelas gerações futuras; não demora estaremos falando e escrevendo em algum dialeto ininteligível!

  56. osmar says:

    Revisão de TCCs e demais trabalhos de redação e correção de textos.
    Osmar Castanha

  57. Luiz says:

    Essa modificação era pra ser feita a muito tempo. Com essa mudança em cima da hora vai prejudicar várias pessoas, como professores de Lingua Portuguesa.

  58. Valdeci Leal says:

    Acho que se querem unificar a grafia entre os países lusófonos, deveriam se preocupar mais com as palavras que têm a grafia distinta como ônibus no Brasil (Portugal autocarro).Acredito que dessa forma, estaríamos nos tornando mais familiares no uso da língua, do que retirando acentos ou até mesmo dobrando consoantes.Isso não faz sentido.

  59. lane says:

    po olha nao vou falar se gostei ou ;ate porque é algo novo,diferente.vamos ver o que vai dar
    pra mim vai ficar um pouco chato por que eu treminei o ensino médio a pauco tempo.e saber que tudo que aprendir vai ter uma nova forma de escrever…bjos vou tentar acustumar com esa ideia

  60. Kátia says:

    ACHO QUE O PRESIDENTE DEVERIA ESTAR MAIS PREOCUPADO EM MUDAR PARA MELHOR OUTRAS COISAS MAIS IMPORTANTES COMO: EDUCAÇÃO, SAÚDE, TRANSPORTE E SEGURANÇA NESSE NOSSO PAÍS DO QUE MUDAR REGRAS DE UM PORTUGUÊS QUE ELE NUNCA DEVE TER APRENDIDO NA VIDA DELE. ESSA REFORMA ORTOGRÁFICA É UM ABSURDO SEM TAMANHO E SÓ VAI FACILITAR A VIDA DE QUEM NÃO SABE USAR AS REGRAS DE PORTUGUÊS, POIS, COM ESSA REFORMA, O ERRADO VAI SE TORNAR CERTO E ISSO NÃO É EDUCAÇÃO É PALHAÇADA!!!!

  61. lis says:

    acho a reforma ortográfica uma tremenda barra pesada, mais uma barra pesada que o povo brasileiro terá de incluir no seu cotidiano, como se tivéssemos poucas…

  62. Daniela says:

    Só nos comentários contrários à Reforma deste post, os que defendem o RESPEITO PELA NOSSA LÍNGUA, eu já vários erros crassos de ortografia. Uma estudante de Letras escrever ‘abituados’?
    É com h, certo? A reforma ortográfica não mexeu nisso não.
    Acho que para criticar esta medida é preciso uma boa dose de conservadorismo. Preguiça de aprender coisas novas, que no fim só vão facilitar a nossa vida.
    Provavelmente da mesma maneira que agiram quando retiraram o ph de pharmacia.
    E, para quem acha que o Brasil está obedecendo ordens lusitanas e descaracterizando a sua língua em nome da reforma, saibam que o ‘Acordo’ não é bem este.
    Todos os países tiveram que fazer mudanças em algumas maneiras de escrever para que chegássemos em uma forma unificada.
    Respeito quem é contra, mas devem ter esta posição com argumentos sérios e não por preguiça.

  63. Daniela says:

    Só nos comentários contrários à Reforma deste post, os que defendem o RESPEITO PELA NOSSA LÍNGUA, eu já li vários erros crassos de ortografia. Uma estudante de Letras escrever ‘abituados’?
    É com h, certo? A reforma ortográfica não mexeu nisso, não.
    Acho que para criticar assim esta medida é preciso uma boa dose de conservadorismo. Preguiça de aprender coisas novas, que no fim só vão facilitar a nossa vida.
    Provavelmente da mesma maneira que agiram quando retiraram o ph de pharmacia.
    E, para quem acha que o Brasil está obedecendo ordens lusitanas e descaracterizando a sua língua em nome da reforma, saibam que o ‘Acordo’ não é bem este.
    Todos os países tiveram que fazer mudanças em algumas maneiras de escrever para que chegássemos em uma forma unificada.
    Respeito quem é contra, mas devem ter esta posição com argumentos sérios e não por preguiça.

  64. petry says:

    Não existe idioma/língua que seja isento de mudanças, pois cada palavra eecrita ou pronunciada, tem a sseu tempo e lugar uma forma distinta de significação, assim como sujeita também adquirir ou incorporar novas formas culturais de manifestação na sua grafia. Cabe salientar que o portugues, originalmente,tem raízes muito fortes no latin, ora, toda essa seleuma, em nada colabora para um vedrdadeiro processo de crescimento do idioma. Creio, que sendo brasileiro, nosso portugues devedria ser bem mais nativo, com ensino inclusive das línguas dos povos indigenas que aqui habitavam muito0 antes dos portugueses, quem sabe assim não teríamos uma real construção de um idioma “brasileiro”, sem influencias de além mar!
    Falar bem, entender e se expressar corretamente, e é muito mais que tremas,ífens e afins…! A construção de um processo linguístico cultural, tem que passar necessariamente pela história e vivência de um povo, para só então, ter caráter de autêntica, fora isto é imposição política, econômica, colonialista e por aí afora…

  65. Maria das graças says:

    Eu acho um absurdo tanta revolução por causa de uma mudança mínima. Os brasileiros precisam deixar de serem preguiçosos e aprenderem o abto de ler mais, toda essa confusão porque ninguém quer ter o trabalho de ler um pouco para se familiarizar com a mudança. Logo em breve todos estarão utilizando a nova ortografia e não vai doer nadinha…

  66. mauro humberto elias says:

    ALGUÉM SABE INFORMAR A PARTIR DE QUANDO É OBRIGATÓRIA A EDIÇÃO DE LIVROS NA NOVA ORTOGRAFIA?

  67. Anônimo says:

    Concordo que a reforma é mais parte de um jogo de interesses de poucos favorecidos por ela, do que uma forma de unificação de culturas, mas muita coisa já não usavamos mesmo, como os tremas. Porém, penso que até 2013, pelo que vejo nas escritas dos adolescentes no msn, orkut, etc, a língua portuguesa vai sofrer violência pior do essa reforma.

  68. victor says:

    é isso é para quem não o que fazer pra que mudar se ja estava bom assim concordam?

  69. ana carla says:

    oooooooooiiiiiiiiiiiii

  70. MARIA GUADALUPE says:

    el portugues , es una lengua muy bonita y tambiem
    una lengua , muy caliente
    yo me llhamo MARIA GUADALUPE .pero no compriendo el porque de la mudança de las palavras.
    Puede explicarme ???

  71. Anônimo says:

    temos um presidente analfabeto e bebado que assina uma nova lei ortografica e a lei seca

  72. juliana paes says:

    oi eu sou juliana
    eu gostei dessa nova regra da lingua portuguesa
    era muito dificio escrever algumas palavras
    agora esta bem mais facio
    bjsssssssssssssss
    xau xauuuuuuuuu………uuuuuu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  73. arleth cristina santana says:

    oioi
    gostei muito dessa nova regra espero que ela facilite mais o nosso dia-a-dia e tambem a nossa escrita
    bjsssssssssssssss
    xau xauuuuuuuuuuuuuuuu………..uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!.

  74. izabela says:

    Achei ruim à princípio. pelo fato de termos que reaprender à escrever.
    Mas devemos atentar para o fato de que isso facilitará a vida do ponto de vista de relações internacionais.O que nos parece surperficialmente inútil à priori, mas que se formos visualizar direito, contribuirá para nosso próprio conhecimento.

  75. carolzinha says:

    juliana paes vc não percebeu que só o que mudou foi os acentos e não as palvras deixa de ser ridicula e presta mas atenção
    xauziho
    kkkkkkkkkkkk

  76. Stella says:

    Como uma pessoa pode reclamar sobre a nova ortografia se na sua reclamação escreve tudo errado? Então creio que esta é a hora para aprender!!!!!!

  77. natalia costa almeida says:

    muito interessante.

  78. alexandro says:

    seu presidente voce mudou as coisa errada

  79. B.M says:

    Eu sou muuuuuito contra essa nova ordem , imagina para as crianças que fizerão a primeira série do premiro grau ano passado , oque as professoras vão fazêr com elas recomeçar a enssinar novamente ?
    e as que vão cursar o primeiro ano do primeiro grau esse ano , áh muito professores que não estão adaptados com as novas regras (alias quase todos), vão enssinar errado ?
    as crianças vão aprender errado?
    mais penssando também nos que já aprenderão … até nos acostumarmos vamos tirar muitas notas ruins , isso prejudica bastante , eu não vejo nem um pouquinho com bons ólhos essa mudança,se áh alguma virtude nisso , eu ainda não áh vi !

  80. iriszinha says:

    O sentimento de UNIDADE´é o grande motivador dessa Reforma.Uma unidade que pretende ser cultural e comercial.Todavia,essa tentativa de uniformização da Língua Potuguesa vai de encontro a marcha evolutiva natural que toda língua manifesta.Pois,o Português brasileiro vem a ser bem diferente do de Moçambique, que por sua vez o é do de São Tomé e Príncipe,e entre os restanets países lusófonos com relação um ao outro.
    Se cai o trema,o acento agudo em ditongos abertos ou se a palavra que tinha hífen deixa de tê-lo isso não facilitar substacialmete o aprendizado do Idioma,no sentido de patrimônio de expressão das idéias(ideias,em breve) e da criatividade.O que faz um Idoma ser “grande” nõa é a mudança de regras em si,é,sim o quanto se fala escreve brilhantemente com ele.
    Quem ganhará muito com isso na verdade serão

  81. Fernanda says:

    nao sei se isso vai dar certo pois é muito entranho por exemplo tirar o acento de ideia…. o trema de linguiça…

  82. Tau says:

    Caraa isso é ridiculooo :@
    Odiiei, Bjosaocubo ;**
    xD

  83. michelle paola ferreira da silva says:

    olá adorei esta pagina,que facilita o nosso entendimento,e aprendizagem.
    thau

  84. Heinz says:

    Já tive que fazer alguns trabalhos chatos e acabei pesquisando em textos acadêmicos de Portugal. A diferença é considerável.
    [...] O presidente da Academia Brasileira de Letras, Marcos Vilaça disse que “Hoje, é preciso redigir dois documentos nas entidades internacionais: com a grafia de Portugal e do Brasil. Não faz sentido”. [...]
    Concordo com ele.
    É óbvio que a mudança tem motivações políticas, quem lucra mais com isso? Os outros países lusófonos. Mas a Língua Portuguesa é um patrimônio de alguns países e não de um só. E esta unificação a longo prazo, será útil pra todos.
    Nosso século caminha para alianças (veja a União Européia). Elas serão estratégicas. É um passo importante rumo ao futuro.
    Agora não adianta mais reclamar. Vou aprender, se for útil e não ferir demasiadamente nossa língua, uso, caso contrário, boicoto. É simples.

  85. guardian of world says:

    q se foda, o mundo vai acabar e logo essa frescura não mais existirá, aproveitem a vida!!!

  86. rai says:

    eu achei otímo a mudança das letras porque vai facilitar a vida das pessoas…

  87. Pense Analise says:

    Amigos: Curioso, alguns dos que criticam a nova ortografia mal sabem escrever. Observem.
    Afinal, a mudança foi até bastante simples e não estou vendo nenhuma dificuldade em colocá-la em prática. O que estamos necessitando neste país, é melhorar o ensino do idioma nas escolas. Basta acessar algum site em que tenha “comentários” iguais a este ou forum (inforum), verão que barbaridade! A maioria teria que voltar pra escola. Não precisa ser nenhum Ruy Barbosa ou Prof. Pasquale da vida, mas que não cometa tantos erros, e que conheça um pouco de redação. Ou vamos continuar com – dois real – creci (cresci) – idiotisse (idiotice) – é menas (é menos) – ela é meia louca (meio louca) etc. etc.
    Evitem aquela “linguagem” de internet, inclusive palavrões que não somam nada.
    Pense Analise – “Au revoir”

  88. (: says:

    gostei muito da pagina , ajuda a gente a compreender mais sobre a reforma da gramática .
    Assim fica bem mais fácil na aprendizagem das pessoas.
    sei que algumas não concordam com isso , mais é uma lei etemos que cumprir !
    Bjs !

  89. Leonardo says:

    Podemos viver tranquilamente com nossas idÉias, e os estrangeiros com as idEias deles.
    Interesses políticos?
    Então por que os Estados Unidos não obrigam a Inglaterra a fazer uma reforma de acordo com o interesse deles?

  90. Fátima says:

    Vai ser difícil para muitos essa mudança, tem gente que ainda não aprendeu o que “ainda” não foi mudado!!! rs

  91. ary says:

    eu achei legal xauuuuuuuuuu

  92. Andreza Paola Medeiros says:

    Acredito que vai dar muito certo,já que o brasileiro gosta de está sempre em constante mudança é muito bom.
    Acredito na mudança.Com certeza no come ço a difilculdade irá falar mais alto,mas não vale nada arriscar.

  93. debora sousa says:

    axu que deveria contiuar como estava….. isso so serviu pra confundir mais a cabeça de todos… eu vou prestar vestibular agora e to desesperada com essa nova ortografia…

  94. Marina says:

    Sinceremente, eu acho que essa história de reforma ortográfica é uma besteira, acho que não vai dar muito certo não, pois pra nós nos acostumarmos com a de antes já era meio dificil agora do nada muda tudo isso, mais vamos esperar e ver no que isso vai dar. Valeu pela atenção

  95. diego chaide gomes says:

    eu gostei das novas regras
    mas só tem um problema é que os professores estão enchendo o saco
    pedindo para agente pesqisar sobre as novas reformas ortográficas

  96. camila karine says:

    eu axu perka de tempoou essa mudança a genti aprendeu de um jeito agora vai ter q aprender dinovo

  97. Pense Analise says:

    Antes de iniciar seu comentário, leia o que diz o Pense Analise, de 2/3/09, um pouco mais acima.
    Au revoir.

  98. Patrícia says:

    Acho essa nova reforma ortográfica uma besteira sem tamanho, ridículo… O Governo deveria se preucupar em amenizar a fome no paíz e não tentar mudar a ortografia…

  99. CLEONICE REINEHR says:

    NÃO GOSTEI DESSA NOVA LEI ACHO UMA IDIOTISE

  100. Um sabe de uma coisa eu nao gostei dessa nova reforma ortografica ficou muito facil pra quem nao sabe ler ficou melhor ainda ta Bjao.

  101. Leandro says:

    Olha , eu achei uma bobeira essa reforma. Tudo bem que isso adiantaria algumas pessoas ,mas se já estamos abtos a falar o Portugues daqui do Brasil. por que essa reforma agora ?
    Na minha opinião essa ideia só vai confundir muito a cabeça da população que já está acostumado com a forma antiga !E se adaptar assim pra fazer vestibular e entre outros concursos só atrapalhará !
    Bem temos que nos preocupara com outras coisas mais importante do que como se deve escrever no futuro !As ”autoridades” se preocupam com coisas menos importantes e se esquecem de dar educação a população pobre !

  102. Pense Analise says:

    Pense Analise
    Patrícia, ridículo é você escrever PAÍZ e PREUCUPAR.
    Cleonice Reinehr, idiotice é você escrever IDIOTISE.
    Jefferson Feuppe, Que bela redação (sic)! Você já ouviu falar em VÍRGULA e ACENTO TÔNICO?
    Pois é, meu caro dono deste site, como eu disse mais acima, em meu comentário de 2/3/09, quem reclama da nova ortografia é exatamente aquele que menos sabe escrever. Como diria a Irmã Josefina: “É um autêntico TAPA NA CARA na língua portuguesa! Ela que se EXPLODA”
    Au revoir

  103. Dani Kretli says:

    A Reforma ortográfica é um meio de unificação do Brasil com os países desenvolvidos,com essa mudança toda a população brasileira ira poder ter melhores condições de vida.
    O governo deverá investir mais na educação por causa da nova lei(com livros didáticos e cursos para melhor preparar os professores para a sala de aula)e com isso teremos mais concentração de mão de obra qualificada no futuro.

  104. moises gonçalves bernardo says:

    isso e um absurdo estamos dando duro para aprender o que eles nos propem e ainda vem essa nova reforma para atrapalhar ainda mais!!!!!!]e o pior isso ira ser sentidos nos concursos!!!!!!!!!!

  105. Renato Carvalho says:

    A causa ed tudo isso gente, se encontra na bíblia.
    Eu sou evangélico a algum tempo, e à medida que eu leio a bíblia eu encontro profecias que dizem a respeito de tudo o que “iria” acontecer.
    Muitas coisas já se cumpriram, faltam ainda outras.
    Por exemplo: os blocos econômicos vão se tornar um só, não vai mais existir moeda, porque será necessária uma marca na mão direita ou na fronte, como identificação (o que já está sendo desenvolvido, e é um microchip que os cinetistas divulgaram, ano passado, que só poderá ser colocado na mão direita ou na testa)…
    Outra coisa interessante também: logo depois que um péssimo presidente sai (George Bush), entra, de repente, um super presidente nos EUA, um pacificados, e o primiero negro.
    Gente, gente, buscai a Deus enquanto se pode achar, porque Jesus voltará para buscar os seus.
    E se você não entende muito bem o que é a afinal a bíblia ou o que ela diz, é melhor ir à alguma igreja ou conversar com alguém que tenha conhecimentos bílbicos, porque a palavra de Deus cita claramente que o povo perece por ignorância (falta de conhecimento).
    Abraços

  106. aliny says:

    Eu acho que não precisava desta nova ortografia,ja basta de tanto problema,quem inventou e não vai dar certo,para quer mexer com o que estava dando certo,sempre tem que ter algo,tantos problemas para resolver maiores e sei que não tem nada a ver as outras coisas mas estar fica sendo a minha opinião.

  107. Maria Aparecida de Oliveira says:

    2ª PARTE DO TEXTO>’MINHA LÍNGUA …resolveu mudar… de Maria Aparecida de Oliveira-Curitiba Pr.
    2ª PARTE DO TEXTO->”Minha Língua Resolveu Mudar” vou ter que me
    adaptar”…
    Batatinha quando nasce…
    se esparrama pelo chão…
    na palavra “anti-inflamatório,
    o “hífen” separa os dois”i”, então…
    “i” que finaliza a palavra “anti”
    e, o outro “i”, que inicia, ‘inflamatório”
    “se vogal” termina prefíxo, e inicia a 2ª…
    o hífen, no meio das duas se alinha…
    Em “contra-atacar”e “contra-almirante”
    olhe só a vogal “a” no final do prefíxo…
    ela, tá iniciando, a 2º elemento, da palavra…
    e, na Mudança Ortográfica leva o “hífen “!
    Você tem um micro-ondas?
    ( o tracinho, está lá…)
    bem no meinho do micro-ondas,
    porque os dois “o”s, estão lá…
    outros exemplos a estes seguem…
    “micro-ônibus” , “semi-interno”
    “etc”…”etc”…”etc”…”etc”…
    vogais iguais nelas o hífen, há…
    vogais diferentes, o hífen tá ausente!
    PREFÍXO,que termina com consoante,
    e que inicia o segundo elemento…
    (o hífen, leva, nesse caso, observemos…
    “super-racista” e “super-romântico”…
    ATENÇÃO! ATENÇÃOZINHA
    para o que vou agora dizer:
    “nos demais casos o hífen, não se usa”
    é importante e muito bom conhecer!
    Veja só que interessante…
    na palavra “supermercado”,
    “r” de super, e “m” de mercado diferem…
    é por isso, fica muito mais fácil
    pra não se usar o tal do hífen,
    onde há desigualdade…
    o hífen, foge e não existe,
    e a palavra é escrita “inteirinha”…
    sem tracinho ó minha gente!
    ATENÇÃO! ATENÇÃO! E ATENÇÃO!
    se o prefíxo é “SUB”
    O HÍFEN VAMOS USAR,
    se o “r” o segundo elemento, iniciar!
    acontece em :”sub-raça”
    e, também “sub-região
    e em todas do mesmo caso…
    “etc”…”etc”…”etc”…então…
    ATENÇÃO Ó MEUS AMIGOS !
    ( se o prefíxo for:”PAN” OU “CIRCUM
    e,o 2º elemento, começar por:”n” ou “vogal”
    como:pan-americano e circum-navegação.
    parabéns, o tal de “hífen”, usamos…)
    Ciranda, cirandinha…
    consoante no final…
    do prefíxo, ATENÇÃO,
    se o 2ºelemento, começar com vogal!
    nesse caso meu amigo,
    foge o hífen, sim senhor,
    não se usa o tracinho,
    olhe e veja com seus olhos:
    “hiper” com “r” termina…
    e, “ativo”, com vogal começa…
    é por isso, que em “hiperativo”
    o tracinho, foge ás pressas…
    O cravo brigou com a rosa…
    debaixo de uma sacada…
    a consoante,findou o prefíxo,
    e a “outra”, por vogal começada
    o cravo disse pra rosa:
    nesse caso, não usamos “hífen”…
    “superexigente” e”superamigo”
    “superotimismo”, “superaquecimento”
    “”supereconômico” vai ser pra todos
    que, “superrespeitarem”,as mudanças, eu digo…
    NÃO ATIREI O PAU NO GATO-TO-TO…
    (com os prefíxos:”ex”, “sem”, “além” “aquém”
    “recém”, “pós”, “´pré “, “pró”
    vamos usar sempre o hífen,
    ó meu amigo, veja só!
    “além-mar” e “ex-aluno”
    “além-túmulo”, vou dizer…
    “aquém-mar” e “ex-diretor”
    tá gostoso de aprender!
    “ex-prefeito” e “ex-presidente”
    “pré-histórico”, “pré-vestibular”
    “os sem-terra” e “sem-teto”…
    sofrem muito vou falar…
    “recém-casados”…estão felizes…
    é só festa e alegrar!
    “TEREZINHA DE JESUS…
    de uma queda, foi ao chão…
    e os sufixos de origem:Tupi-Guaraní…
    usamos o “hífen” é bom sentir…
    “capim-açu, “inajá-mirim”,
    testificam o que eu digo…
    HÍFEN !HÍFEN ! HÍFEN ! HÍFEN !
    vamos usar para “ligar”…
    duas ou mais “palavrinhas”
    que por acaso se “combinarem”
    nesse caso, dão-se as mãos
    sem perder o original…
    “Rio-Niterói”, “Eixo-Rio-São-Paulo”
    aprender é bom demais!
    MARCHA SOLDADO…
    CABEÇA DE PAPÉL…
    regra básica, ó meus amigos…
    pra se usar sempre o hífen,
    é diante da letra “h”
    “super-homem” é um bom exemplo !
    e, com “hífen”, diante da mesma vogal:
    “contra-ataque” e “micro-ondas”
    prefíxo terminado em “consoante”
    usa o hífen, diante da mesma “consoante”:
    “inter-regional”, “sub-bibliotecário”
    -”sem hífen, diante da consoante diferente…
    como percebemos em “supersônico”
    -sem “hífen”, diante de vogal…(ínterestadual)
    Batatinha…quando nasce
    esparrama pelo chão…
    com o prefíxo “sub”e, diante da palavra iniciada por “r”
    o “tal” de hífen, então se usa.( sub-raça e sub-região, etc…)
    NOTA!!!!!!!!!!!!!JÁ PALAVRAS INICIADAS POR “H”
    perdem essa letra e ajuntam-se, sem “hífen”( subumano )etc…
    OBSERVAÇÃO IMPORTANTE !(Implantação das regras desse acordo
    são previstas para acontecer no Brasil,
    a partir de janeiro de 2009.
    países que tenham o português como
    língua oficial:Portugal, Brasil, Angola,
    São Tomé e Príncipe, Cabo Verde
    Guiné-Bissau, Moçambique e Timor Leste )
    bibliografia :”á partir da ávida leitura, que eu Maria Aparecida de Oliveira, fiz, a partir do recebimento de um “email”, sobre a Reforma Ortográfica,por
    um amigo…,que intitula-se:Guia Prático da Nova Ortografia(acordo
    Ortográfico da Língua Portuguesa 1990.) Implantação das regras desse acordo
    são previstas para acontecer no Brasil, a partir de 2009.-Editora Melhoramentos-2008.
    9
    Postado por Professora Cida Oliveira às 10:14 0 comentários
    “MINHA LÍNGUA RESOLVEU MUDAR …vou ter de me adaptar ( por Maria Aparecida de Oliveira em otubro de 2008 Curitiba Pr.)
    “MINHA LÍNGUA RESOLVEU MUDAR…vou ter de me adaptar!!!
    O tracinho é usado …
    antes da letrinha “h”
    muitos exemplos, nesta aula…
    com carinho, eu vou lhe dar!
    Vou cantar um “RAP-HÍFEN”
    pra você melhor “gravar”…
    me acompanhe, pois a Reforma
    Ortográfica, vai se apresentar…
    “anti-higiênico” ó minha gente,
    “anti-histórico” é bom saber…
    “co-herdeiro” e “macro-história”,
    vai do “hífen”…depender…
    “mini-hotel” e “proto-histórico”
    “sobre-humano”e super-homem”
    Exceção! Exceção! Exceção!
    é a palavra:”subumano” que,
    sem o “hífen”, escrevemos!
    Não se usa o “tracinho”,
    ou o hífen, a saber…
    em palavras como “estas”…
    que, com carinho, eu vou dizer:
    “aeroespacial”, “antiaéreo”
    “anteontem”, eu vi você…
    “autoescola” e “autoestrada”
    “coautor”,vamos dizer!
    “autoaprendizagem”, “coedição”
    são palavras escritas “juntas”…
    e, sem o hífen, vamos nessa,
    ó galerinha…nessa luta!
    “antieducativo” e “semianalfabeto”
    parecem “desengonçados”…
    mas é assim que é o correto
    nesta reforma admirável !
    “semiaberto” e “semiesférico”,
    seguem o mesmo rumo, é claro…
    Exceção ! Exceção ! Exceção !
    preste bem muita atenção…
    NO PREFÍXO “CO”, como fica
    nas palavras que se seguem ???
    ficam sem o “tracinho” , ou hífen,
    vejam o exemplo, que eu dou disto:
    “coobrigar”, e, “coordenar”
    “cooperar” e seus “derivados”
    sem o tal de hífen fica…
    praticando vou gravar!
    Tá aprendido, tá aprendido!
    se a “vogal” vem no final…
    da 1ªpalavrinha…e o “r” ou “s”
    a segunda principia …
    vai levar uma “barrinha”…
    vai levar uma “barrinha”…
    apelidos carinhosos…
    para o tal de hífen, eu dei…
    “.de tracinho” ou de “barrinha”
    o importante é aprender!
    “ciranda…cirandinha..”antipedagógico”
    e “anteprojeto”…
    são palavras, que eu agora…
    vou usar, para ilustrar…
    não levaram o “hífen”, nelas…
    isso eu posso afirmar!
    pois, o “r” ou “s”, não estavam
    na segunda palavra a niciar…
    essa aula é um “barato”…
    aprender com brincadeiras…
    bem por isso eu sugiro…
    praticar dessa maneira…
    “microcomputador” e “ultramoderno”
    sem o hífem, são escritos…
    “semideus”, e “seminovo”
    “semicírculo, mesmo jeito!
    “autopeça” e “geopolítica”
    e o “psedoprofessor”…
    deram adeus ao tal de “hífem”
    na Reforma Ortográfica!
    Já, o PREFÍXO “VICE”, deve,
    usar sempre com o HÍFEN
    “vice-rei”, ó minha gente…
    “vice-presidente”…etc…
    É…verdade…que a Reforma
    Ortográfica, é coisa séria…
    pois envolve outros países,
    que a nossa língua, segue.
    Muita, muita, atenção…
    na hora de escrever,
    pois daqui pra frente a gente “deve”
    até mesmo “desaprender”…
    aquilo que era considerado certo,
    “errado”…alguns são…a saber!
    “PREFÍXO”, que em Vogal, termina,
    e a 2ªpalavra, que com “r” ou “s” se inicia…
    “DOBRA”, o “s” ou “r”, ó meus amigos,
    sem o “hífem”, é evidente…
    “antirrábico” e “antirrúgas”,
    “antissocial” e “biorrítmo”
    “antirreligioso” e “contrarregra”
    “contrassenso” e ultrassom
    “ultrarresistente” é o que,
    se aprende pra todo o sempre!
    “batatinha quando nasce”…
    se esparrama pelo chão…
    eu entro nessa Reforma Ortográfica,
    com garra e com o coração!
    (nota:Esta é a primeira parte desse texto
    criado em 24-10-08, por Maria Aparecida de Oliveira,
    residente em Curitiba Pr.Brasil

  108. Super 10, gostei muito, através dessa brincadeirinha
    eu tive mais ou menos a noção da ‘reforma ortográfica’

  109. Crislaine! says:

    Eu não concordo com essa reforma ortográfica,não sei porque decidiram isso agora,,pois só vai prejudicar muitas pessoas,principalmente quem vai prestar o vestibular.por isso é maior bobagem essa reforma.
    bjossss….

  110. Domingo, 5 de Abril de 2009
    EM VERSOS LIVRES…”SISTEMAS ECONÔMICOS DA ANTIGUIDADE”
    EM VERSOS LIVRES “SISTEMAS ECONÔMICOS DA ANTIGUIDADE”
    autor: Maria Aparecida de Oliveira-Curitiba-Paraná-Brasil
    escrito em 03-04-09
    -1-
    Pra começo de conversa…
    hoje resolvi falar…
    sobre: “Sistemas Econômicos’…
    que minha filha está a estudar…
    -2-
    Pretendo me ater…somente…
    aos primeiros lá da antiguidade…
    que que se constituem …na “base”
    para a compreensão dos demais…
    -3-
    Do período neolítico…agora…
    falaremos com carinho
    lembrando: da caça, da pesca e coleta…
    e do “predator homem”, como vivia…
    -4-
    O homem neolítico, começou a perceber…
    que as sementes e ou caroços que ele jogava…
    começou a brotar e nascer plantinhas…
    e esperou…para ver no que elas davam…
    -5-
    Então esse homem nômade…acredito…
    que vivia constantemente a se mudar…
    quando acabava o alimento na região…
    se preocupava…em como a prole sustentar!
    -6-
    E, com certeza…houve a necessidade…
    de se “fixar’…isto é…ser sedentário…
    e o grupo aumentando de tamanho…
    se organizam sob as normas do trabalho…
    -7-
    Acredita-se que ao optarem por morar…
    muito mais tempo num mesmo lugar…
    os primeiros passos da agricultura…
    no neolítico, o homem dá!
    -8-
    E, ao invés de só coletar…
    da natureza…o alimento…
    fase nova se inicia…
    ele agora vai plantar!
    -9-
    Plantar e interferindo…
    nesse meio-ambiente, a saber…
    o homem constrói: pontes, açudes,etc…
    que lhe permite e melhora o viver!
    -10-
    Ele passou de nômade…predador…
    para sedentário…diz a História…
    porque usou a sua inteligência…
    de maneira radical e vigora…
    -11-
    Realmente houve uma mudança radical…
    em detrimento de sua sobrevivência…
    esse homem do período neolítico…
    parte para a agricultura, embora, de forma lenta…
    -12-
    De forma lenta”, porque tiveram…
    que descobrir ‘jeitos’ de fertilização…
    e o fizeram com muita sabedoria…
    é só ver o caso da Mesopotâmia e do Egito, então!
    -13-
    Foi uma fase, deveras…
    muito importante, vou dizer…
    E, de “Revolução Neolítica’…
    chamado esse período, a entender…
    -14-
    Nessa fase a agricultura
    e a domesticação de animais…
    são fatores que a História…
    destacou nos seus anais !
    -15-
    E, também pertence a ela
    á Revolução Neolítica…
    a fabricação de instrumentos…
    de pedra polida á vista….
    -16-
    E, no período neolítico…
    antes de Cristo nascer…
    sete mil a três mil anos…
    muita coisa a acontecer !
    -17-
    E o homem dessa época, vejamos…
    passa por mudança radical…
    passa a viver em comunidade…
    e do trabalho coletivo, vai depender…
    -18-
    “Depender”, no bom sentido…
    para que dirima a dúvida…
    com aumento demográfico…
    o coletivismo…se apruma !
    -19-
    Agora é primordial, averígue…
    a comunidade pensar coletivo…
    no bem estar, saúde e social…
    e no diferencial de trabalho investir…
    -20-
    Hoje em dia a gente…diz:
    “onde come um come dez…”
    mas na prática é ima inverdade…
    distante da realidade…
    -21-
    Realidade que muita das vezes…
    deixa muito a desejar…
    pois muitos mal tem o que comer…
    imagine se não batalharem !
    -22-
    E, foi isso que aquele homem…
    lá do neolítico teve de fazer…
    batalhar…pelo sustento…
    se seedentário fosse ser !
    -23-
    Sustento, que nessa fase…
    ele precisou providenciar…
    ao se tornar sedentário…
    novas técnicas a agilizar !
    -24-
    Muda o tipo de vivência…
    quando há transformação…
    principalmente…quando elas…
    melhoram a vida do homem !
    -25-
    Então para se ter ideia…
    houve diferenciação social…
    do trabalho nessa fase…
    que tráz novas técnicas…é genial !
    -27-
    Mas que técnicas foram essas…
    alguém pode perguntar…
    “fabricação de instrumentos de pedra polida…
    cerâmica, e a tecelagem …foi vital…”
    -28-
    Mas com tanta e tanta…gente
    morando numa região…
    sentiram a necessidade …
    de se organizar eis a questão !
    -29-
    E a história nos garante…
    que é…aí…que se inicia…
    o sistema de trocas…
    precursor, do comércio, avalia !
    -30-
    Numa comunidade, se sabe…
    que deve se ter o básico…
    para prover o sustento…
    humano e sociável !
    -31-
    Nesse aspécto, entendemos…
    que é óbvio, que a produção…
    “aumentou” de tamanho…
    na vida daqueles homens !
    -32-
    Trabalha aqui…trabalha acolá…
    todo dia a batalhar…
    cada um na sua habilidade…
    que a comunidade fosse precisar !
    -33-
    Imaginemos, se todo mundo
    praticasse uma só profissão…
    o que seria do homem…
    carecendo das demais…então?
    -34-
    No tempo do “nomadismo”…
    não havia a preocupação…
    de demarcar propriedades…
    pois eram de todos, ou de um só homem?
    -35-
    “um só homem”, quer dizer…
    de um rei…ou de um faraó…
    que quando abordarmos o Egito…
    isto irá se esclarecer !
    -36-
    Agora a coisa muda…
    com a vida sedentária…
    e a ideia de propriedade…
    passa a ser prioritária !
    -37-
    Sentiu o homem neolítico…
    que devia “demarcar”…atenção…
    o seu “pedaço” de terra…
    e “registrar” seu rebanho…
    -38-
    Houve a necessidade
    de documentar com precisão…
    “o volume de produção agrícola”…
    o tamanho daterra e do rebanho…
    -39-
    Dessa feita…eis que surge…
    “a invenção da escrita”…
    4000 mil anos a.C
    é o que a história registra !
    -40-
    Em nosso tempo a gente…
    pesquisa uma região…
    quando vamos construir…
    vemos se o terreno é bom…
    -41-
    Isto faz com que as pessoas…
    não levem uma invertida…
    construindo onde não se deve…
    sem antes tomar providências…
    -42-
    Mas que providências são estas…
    é preparar o terreno…
    se for encharcado, “drená-lo”…
    como manda o “figurino”….
    -43-
    Daquela época, a história…
    resgata:”Civilizações Hidraulícas”…
    eram lugares propícios…
    para” pisar … plantar e morar”..
    -44-
    Moradas literalmente falando…
    isto é… 1ªs civilizações…
    que nasceram nos vales dos rios…
    “Tigres e Eufrates “–na Mesopotâmia…
    -45-
    No final do neolítico…
    surge as 1ªs civilizações…
    nos leitos dos grandes rios…
    lugares adequados pro homem…
    -46-
    Em torno dos rios “Tigres e Eufrates”
    lá na Mesopotâmia, a saber…
    e do “Nilo”, no Egito, do “Ganges” e do “Indo”,
    na ” Índia”, e do “Amarelo”, na China, vê lá!
    -47-
    Você já ouviu falar…
    num tal de “Crescente Fértil”?
    é a área da Mesopotâmia e Egito…
    e o “coletivismo” foi palco lá !
    -48-
    Mais que “coletivismo” é esse?
    Respondo…como entendi…
    é do trabalho de toda a gente…
    numa comunidade a agir !
    -49-
    Agir, influir, mas de que forma?
    Respondo com satisfação…
    apesar de regiões privilegiadas…
    á beira dos rios, há que ter mudanças….
    -50-
    Mas que mudanças são estas…
    em se tratando dessa região?
    Respondo:havia grandes cheias…
    nesses rios, que fertilizavam o chão…
    -51-
    Essa terra anualmente recebia…
    das grandes cheias, a “fertilização”…
    uma espécie de humus, adubo…
    magnífico, para plantação !
    -52-
    Apesar dessas benésses…
    das fertilizaçoes, oriundas…
    das grandes cheias dos rios…
    houve a interferência do homem…
    -53-
    Muita mão-de-obra houve…
    na construção e manutenção…
    de “diques”, “barragens”, e “canais”
    “reservatórios”, em pról do homem !
    -54-
    Eu digo em pról desse homem…
    do período que estamos tratando…
    nos finais do neolítico…
    essa tecnologia ..avançando…
    -55-
    Mas que tecnologia é essa?
    Oras, é a da interferência humana…
    na natureza, em que vivem…
    pra realizar as mudanças !
    -56-
    Mudanças, mas que mudanças são estas?
    “aquelas”, que suprem necessidades…
    como por exemplo:”construir ” diques…
    “barragens”,etc…para ser possível…plantar !
    -57-
    “ser possível”, plantar em épocas…
    onde as cheias não davam conta…
    regularmente de fertilizar o solo…
    para desenvolver bem as plantas !
    -58-
    “De Civilizações Hidraulícas”…
    estas sociedades eram chamadasa…
    e por se “fixarem”, ás margens dos rios…
    de muita “burocracia”…adotavam…
    -59-
    Vejamos lá quem vem…
    pra explicar esse “babado”…
    :era o Estado burocratizado…
    que de:”monarquia teocrática”…apelidado !
    -60-
    E onde ficavam estas terras …
    pra melhor se entender?
    por exemplo:—a da Mesopotâmia…
    é o atual Iraque, a saber !
    -61-
    Muito habitada ela foi…
    pela alta produtividade…
    concentrou muita gente…
    por isso …o êxito é verdade !
    -62-
    Desenvolveu-se nessa região
    muitas cidades-Estados…
    que muito prosperaram…
    a.C, a istória narra …
    -63-
    Todo mundo já ouviu falar…
    na “Babilônia”, país bíblico?
    e só pra se ter uma ideia…
    é dessa fase, acredita?
    -64-
    Dizem os historiadores…
    que de 1900-1575 a. C
    entre outras mais antigas…
    comO: “Lagash”, “Agade”, “Assur”…consiste.
    -65-
    Economicamente a “base”…
    da economia mesopotâmica…
    segundo a história resgata…
    foi a produção agrícola !
    -66-
    No entanto tanto sucesso…
    dessa economia mesopotâmica…
    se deve…á “interferência” humana…
    pelo processo de irrigar plantas !
    -67-
    Para plantas ou plantações…
    melhor dizendo, pra estudar…
    pra época, naquela antiguidade.
    eram modernas…se vê !
    -68-
    “modernas” “evoluidas” e inteligentes…
    eram as atividades dessa comunidade…
    e o sistema econômico de hoje…
    foi “embrionado”…já nessa fase…
    -69-
    Foi aí…também dessa fase…
    que se ouviu falar em “exército”…
    pois de uma forma bem precoce
    se armavam pela defesa da terra !
    -70-
    E ao lado de palácios e de templos…
    a população ia se formando…
    construiam suas cidades…
    com o aparato que precisavam…
    -71-
    Foi assim que grandes sistemas…
    econômicos, se formaram…
    ao redor do palácio real…
    e dos templos habitavam…
    -72-
    Era de uma obrigatoriedade…
    dedicarem parte de seu tempo…
    a trabalhar para o rei…
    sem salário…foi evidente !
    -73-
    Nos engenhos e tecelagens reais…
    havia a presença de escravos…
    mas não se deve a eles…
    esses sucessos estáveis !
    -74-
    Pouco usada era a mão-de-obra
    escrava daquela época…
    E ao falecer o Senhor de escravo…
    escrava que procriava era liberta !
    -75-
    Ficava livre, a escrava…
    após a morte de seu Senhor….
    e ainda se estendia a seus filhos…
    essa “alforria” á rigor !
    -76-
    Também é resgate histórici
    saber que a escravidão, por dívida…
    após três anos, deixava de sê-lo…
    ficava livre o indivíduo !
    -77-
    Tem-se notícia da moeda…
    desde finais do 4º milênio a. C
    como um “bem” de medida comum…
    e de “valor”, instrumento de troca…
    -78-
    Nesse processo, os bancos…
    da Mesopotâmia, fizeram parte…
    da vida econômica daqueles povos…
    desde seus primórdios , praticavam…
    -79-
    Praticavam operações padrão
    de: “empréstimos”, “juros anuais”
    que alcançavam33 por cento para cereais…
    e…20 por cento para os metais …
    -80-
    Ao aproximar-se o nascimento de Cristo…
    por volta de 800 anos a saber…
    o sistema bancário estava no auge…
    muitas operações básicas que hoje se vê !
    -81-
    E só a título de “filtrar” melhor…
    sobre “depósitos”, “juros”, pagavam…
    “débitos” em “conta corrente”…
    e “transferências” de “fundo”,para outros locais !
    -82-
    Eta! Economia Mesopotâmica”
    com todo o respeito possível…
    você já era muito “monetarizada”…
    antes do meu Jesus nascer !
    -83-
    Olá, economia mesopotâmica !
    tô te “resgatando”, pra facilitar…
    a aprendizagem para os estudantes…
    que quiserem ou buscarem te entender !
    -84-
    Você, ó economia mesopotâmica…
    fiquei sabendo…porquê…li…
    e sei que você se baseou na agricultura…
    da “cevada”, “trigo”, e do “centeio”, eu vi !
    -85-
    Nossa! Nossa! mas que beleza!
    o seu artesanato punjante !
    como atividade complementar…
    na economia rural, é fascinante !
    -86-
    Ó Mesopotâmia, fostes tão rica…
    riqueza em recursos agrícolas…
    mas “pobre” de minérios e de pedras…
    de madeira, mesmo tendo tanta palmeira…
    -87-
    E a argila que muito usastes…
    lá no teu cotidiano, ó Mesopotâmia!
    (como material básico…) se soube…
    foi palco de um comércio externo ativo !
    -88-
    Tudo era feito para poder
    sem dúvida, lá “fora”, trocar…
    com produtos que precisavas…
    para “suprir”…o que não tinhas…
    -89-
    Era o”marfim” lá da África…
    e o “ouro” lá da Síria…
    “madeira”, “mármore” e “basalto”
    lá do Líbano, você trazia !
    -90-
    Nossa! que fiquei, eu sabendo…
    que da Ásia Menor, você buscava…
    “prata”, “cobre”, e depois da Pérsia e do Alan…
    você exportava…”ferro” !
    -91-
    Tudo esto, você ó Msopotâmia…
    importava de muitos lugares…
    entre outros muitos produtos…
    que de outros lugares, chegavam…
    -92-
    E, para quem quiser saber mais…
    sugiro que vá á luta…
    pesquise e “conte” de um “jeito”…
    gostoso de “digerir” …
    -93-
    Olhe só! o que trago para vocês?
    é uma informação bem “quentinha”
    “que os bazares das cidades do Oriente Médio…
    dão uma ideia de como era a economia que vimos…
    -94-
    Ora…ora… eu já me cansei…
    de ficar “ablando” só da Mesopotâmia…
    pois agora vou dar um “giro”…
    lá no Egito, pra saber seu costume…
    -95-
    Costume, é…um jeito de dizer…
    que vou falar …do sistema…
    econômico desse país…
    da antiguidade, do homem!
    -96-
    Você já ouviu falar…
    muito muito em “faraó”…
    não sei se foi por filmes…
    ou na bíblia, veja só !
    -97-
    Muito bem visualize um “faraó”…
    “mandando” em tudo e todos…
    e a economia egípcia…
    era para “assegurar” a sobrevivência dele !
    -98-
    Não somente de sua Alteza…
    o faraó…lá do antigo Egito…
    mas das camadas superiores…
    da sociedade, real, parentes…e amigos….
    -99-
    “Amigos”, no bom sentido…
    familiares e sacerdotes…
    e muita gente, nesse sistema…
    funcionários e adaministradores…
    -100-
    Imagine a civilização egípcia…
    ao longo do vale do rio Nilo…
    literalmente falando…sabemos…
    tinha como “base” a irrigação, pro sustento !
    NOTA: ESSA É UMA MOSTRA DO QUE SE PODE FAZER
    PARA AJUDAR OS JOVENS NA COMPREENSÃO…DE UM TEXTO COMO ESTE ! ( minha filha está estudando esse assunto lá na faculdade e eu resolvi
    ajudá-la ….Autor: Maria Aparecida de Oliveira-Curitiba Paraná – Brasil

  111. Naylla says:

    eu achei um maximo essa reforma ortografica.
    muito legal.
    mais o chato é que vamos ter que reaprender tudo de novo.mais tudo bem. mais achei bem legal apesar disso.gostei muito.obrigadah pela oportunidade

  112. Maria clara says:

    A reforma ortográfica feita para unifica a língua portuguesa, é de grande importância, mais não devemos esquecer que pode dificulta quem já está acostumado com a escreve as palavras antes passarem pela reforma, mais já que é necessario essa reforma é presciso capacita os pofessores e fazer com que alunos compreendam de forma fácil e rápida para assim ser usada de forma coerente e que venha fazer o efeito esperado a unificação.

  113. ¢aroline says:

    essa reforma ortografica só foi para perturbar o povo

  114. Anônimo says:

    mayara adorou!!!!!!!!!!!!!!

  115. Guew says:

    Olá pessoal!
    Sou contra a REFORMA ORTOGRÁFICA não simplesmente por achar que ela pode dificultar a nossa forma de escrita,visto que são regras relativamente fáceis de assimilar.
    Na minha opinião,essas mudanças foram feitas de modo muito aleatório e (me arrisco a dizer) irresponsável.

  116. mel says:

    axei o maximo, tudo mais facil … só queria q acabasse tbm com a crase q eu n aguento!!!

  117. Daniela says:

    Nao achei uma boa ideia afinal agora fica mais complicado, por exemplo para quem ja nao estuda mais e quer voltar. Na hora do enem ou vestibular isso contara pontos ou descontara ne e ai uma chance a menos de passar na prova. Enfim

  118. joão otávio says:

    deichava do geito que tava quem não sabia agora que não vai sabe

  119. Pepsi says:

    sóo viim pegáah um trabalhoo maaiz ashoo que é peerca de tempoo nissoo aeew ! valeeeews beijooos ,*

  120. Francine says:

    E agooooooraa ?
    O que será de nós ?
    Quem irá nos salvar?
    Será o Chapolin coloradoo?
    ;OOOO
    Espero saiir viva dessa õ/

  121. Pricila Mrques César says:

    Eu acho q essa nova lei ortografica veio para nós ajuda mais na escrirta e até mesmo na leitura.
    Esse acordo é nesesario na vida das pessoas devido as facilidades de ensino q ficara mais elevado do q já era!

  122. jessy says:

    isso é ótimo mais muitas pessoas não se adaptarão a essas reformas ortrograficas!!!!

  123. Rafaella oliveira says:

    Sinceramente não acho vantajoso essa mudança, o brasileiro mal sabe escrever seu nome direito e quando está aprendendo, aparece uma lei q o pressiona para um aprendizado totalmente ao contrário do q ele aprendeu uma vida inteira…..li um comentário acima que dizia; graças a Deus não vou precisar usar mais o trema(como se fosse somente o bendito trema a ser mudado em nossa ortográfia…ai deus!!!!).
    Tantas coisas p/ serem mudadas em nosso país e ficam dando ênfase para uma lei não tão vantajosa para a sociedade.
    Mas fazer o q né!!Sei q muitas pessoa concordam mas sou uma das q não concordam com essa mudança,a única coisa q podemos fazer é aprender novamente temos até 2012 p/ isso né!!

  124. Professora Tainá Guidini says:

    Eu achei uma bosta essas mudanças ortográficas, não são necessárias, até porque atrapalham no desempenho das crianças na escola !

  125. janaina weber says:

    oi essa ideia e surer legal

  126. ISMAEL VIEIRA says:

    pode cre atrapalha mesmo!!!
    E continua o mesmo modo de pronunciação das palavra !
    Concerteza é uma boxta!

  127. nivea mara says:

    eu acho isso uma bobagem!!!!
    para mim eles mudaram só para mostrar bonit!esse pessoal que resolvel mudar a ortografia é um bando de bobo acha que ta podeno só por causa que consguil mudar a ortografiabrasileira!!!!

  128. ana carolina says:

    poow resume essa parada aew tem muita coisa pra lê o meu trabalho de português é escrito a mão e eu não toh afim de escrever tudo isso…

  129. Alana Cintia says:

    Acho uma bobagem!
    Pq a lingua portuguesa já é bem dificíl o geito q é…e mudando vai complicar bem mais!

  130. daniela says:

    essa reforma tem dois lados em um lado de certa forma pode até ser bom para elevar a língua portuguesa subir no augio de mas falada, mas pra quer gasta um monte de dinheiro com essa reforma podendo gasta com as pessoa na saude educação fome e entre outros se eles quisesem muda teria que começa a falar a nossa propria lingua pois tem muitas palavras inglêsas que nos brasileiro falamos em ingles como xampu apesar que ela ja foi reformada muita gente ainda fala shampoo na forma inglêsa isso é uma merda!!!!!!!!!!

  131. gabriel says:

    Acho que não dará certo!!!
    ja pensou uma pessoa com 50 anos falando:”eu não sei a lei ortográfica?”
    Uma vergonha total…
    Sem contar que nós iremos aprender tudo dinovo???
    sem comentários!!!!!!

  132. Anônimo says:

    SEUS TROCHA

  133. cris says:

    isso nao vai melhora nada so pira pois as pessoitas vao precissa escrever diferentes do q aprenderam

  134. lucas says:

    eu acho
    isso
    uma coisa
    cachorres

  135. Roberta :D says:

    Quem inventou esse negócio de Reforma Ortográfica é um manezão, isso é pura arizia!

  136. klú says:

    santa paz o que é isso dizer que esta nova reforma nos ajudará em algo é quase immmposssssssiiiiiveuuuuuuuu com U.
    D nada adianta essa tal reforma ortográfica só faz complicar as coisas para o povinho brasileiro e para os ariquemenses
    por favor né dá pra inventar coisa + fáciu n~u???
    tipo ouro cr oru ddddddddddeerrrrrrrrrrrr
    DDDDDDDDDDDDeeeeeeeeeeRRRRRRRRRRRRRRRR LERO LERO TIC TAC I HÔ
    BJOKS DA KROLZINHA

  137. Essa nova lei ortógrafica é essencial para que a sociedade em geral sem descriminação de classe, possa se convividar no dia a dia de cada brasileiro.

  138. Vii.k *--* says:

    Na realidade nauun gosteei tmb! Poorq qee elees nuun fazeem essa refoormaa…
    Poorq o Brasiil qee tem qe seer o cobaia delees? elles podiiam mudaar ao inves da a gente !
    Nauun goostei :( e nauun achoo ceerto soo o Braasil ter qe fazeer essa reforma na ortografiia ! vlw *-*

  139. Kamylla Rosas says:

    Eu achei isso um absurdo, agente se mata o ano todo para estudar português e ai vem esses ai, e dizem que vai mudar tudo!!! poxa ja aprendemos assim e mudar para “facilita” so vai piorar as coisas. É o mesmo que ter estudado tudo erraso a vida toda.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>