DENGUE – prevenção, tratamento, sintomas, vírus, mosquito da dengue

Utilidade pública:

A Dengue está se alastrando por várias cidades do Brasil e é nosso dever como meio de comunicação ajudar a passar algumas informações importantes sobre a doença, o mais importante é não achar que é uma simples gripe e ficar fazendo tratamento caseiro, antes de qualquer coisa PROCURE UM MÉDICO O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL para que ele diagnostique corretamente a doença.
DENGUE

Dengue clássica e dengue hemorrágica, o vírus, o mosquito transmissor: Aedes Aegypti, combate, sintomas da dengue, prevenção, tratamento, foto do mosquito da dengue.
Mosquito da Denge

Introdução:
A Dengue é uma virose, ou seja, uma doença causada por vírus. O vírus é transmitido para uma pessoa através da picada da fêmea contaminada do mosquito Aedes Aegypti.


Tipos da doença e sintomas da dengue

A doença pode se manifestar de duas formas: a dengue clássica e a dengue hemorrágica.
Dengue Clássica: os sintomas são mais brandos. A pessoa doente tem febre alta, dores de cabeça, nas costas e na região atrás dos olhos. A febre começa a ceder a partir do quinto dia e os sintomas, a partir do décimo dia. Neste caso, dificilmente acontecem complicações, porém alguns doentes podem apresentar hemorragias leves na boca e nariz.
Dengue hemorrágica (ocorre quando a pessoa pega a doença por uma segunda vez): neste caso a doença manifesta-se de forma mais grave. Nos primeiros cinco dias os sintomas são semelhantes ao do tipo clássico. Porém, a partir do quinto dia, alguns doentes podem apresentar hemorragias em vários órgãos e choque circulatório. Pode ocorrer também vômitos, tontura, dificuldades de respiração, dores abdominais intensas e contínuas e presença de sangue nas fezes. Não ocorrendo acompanhamento médico e tratamento adequado, o paciente pode falecer.
Mate o mosquito da Dengue

No verão essa doença faz uma quantidade maior de vítimas, pois o mosquito transmissor encontra ótimas condições de reprodução. Nesta estação do ano, as altas temperaturas e a grande quantidade de chuvas, aumenta e melhora o habitat ideal para a reprodução do Aedes Aegypti: a água parada. Lata, pneus, vasos de plantas, caixas d’água e outros locais deste tipo são usados para fêmea do inseto depositar seus ovos. Outro fator que faz das grandes cidades locais preferidos deste tipo de mosquito é a grande quantidade de seu principal alimento: o sangue humano.
Prevenção e Combate da Dengue:

Como não existem formas de erradicar totalmente o mosquito transmissor, a única forma de combater a doença é eliminar os locais onde a fêmea se reproduz.
Algumas dicas de ações para combater o mosquito da Dengue:
- Não deixar a água se acumular em recipientes como, por exemplo, vasos, calhas, pneus, cacos de vidro, latas e etc.
- Manter fechadas as caixas d’água, poços e cisternas
- Não cultivar plantas em vasos com água. Usar terra ou areia nestes casos.
- Tratar as piscinas com cloro e fazendo a limpeza constante. O ideal é deixá-las cobertas ou vazias quando não for usar por um longo período.
- Manter as calhas limpas e desentupidas
- Avisar um agente público de saúde do município caso exista alguma situação onde há o risco de proliferação da doença.
Prevenção e Combate a Dengue

Tratamento da Dengue:

Para o caso da dengue clássica, não existe um tratamento específico. Os sintomas são tratados e recomenda-se repouso e alimentação com muitas frutas, legumes e ingestão de líquidos. Os doentes não podem tomar analgésicos ou anti-térmicos com base de ácido acetil-salicílico (Aspirina, AAS, Melhoral, Doril, etc.), pois estes favorecem o aparecimento e desenvolvimento de hemorragias no organismo.
Já no caso mais grave da doença, a hemorrágica, deve haver um rigoroso acompanhamento médico em função dos possíveis casos de agravamento com perdas de sangue e choque circulatório.
Curiosidades sobre a Dengue:

- Você sabia que um ovo de Aedes Aegypti pode sobreviver em ambiente seco por aproximadamente 400 dias. Se neste período ele entrar em contato com água, poderá gerar uma larva e, em seguida, o mosquito.
- A dengue não é transmitida de pessoa para pessoa, nem mesmo através de alimentos ou uso de objetos.
Atenção: as informações contidas nesta página servem apenas como fonte de informações para pesquisas e trabalhos escolares. Portanto, não devem ser utilizadas para fins de orientação médica. Para tanto, PROCURE O MÉDICO para receber orientações e o devido tratamento.
Fonte: Sua Pesquisa

Leia também:

  1. Falha no iPhone facilita entrada de vírus
  2. A mulher mais velha do mundo é brasileira
  3. Anorexia
  4. Preta Gil paga mico e fica com os peitos quase de fora
  5. Dicas de presentes para este Natal
  6. Beba Água Ardente
  7. Saiu o primeiro eliminado do BBB8 (Big Brother Brasil 8)
  8. Estou internado devido ao Stress
  9. Morre o ator Luiz Carlos Tourinho, o Nezinho de Desejo Proibido
  10. Por Que Você Foi Para Cama Fazer Amor?

Receba muito mais por e-mail:

This entry was posted in Curiosidades, Dicas. Bookmark the permalink.

35 Responses to DENGUE – prevenção, tratamento, sintomas, vírus, mosquito da dengue

  1. wiliani says:

    Eu preciso de mais fotos sobre a dengue eu estou fazendo um trabalho sobre a dengue

  2. KAREN CRISTINA says:

    EU ACHEI MUITO IMPORTANTE,PARA CONHESERMOS MAIS SOBRE A DOENÇA, E NOS ENTERARMOS MAIS SOBRE AS PRECAUSOES QUE DEVEMOS TOMAR.OBRIGADA PELAS INFORMAÇOE.ESTAO DE PARBENS

  3. Regiane Leão says:

    Tinha duvida sobre o anlgésico e anti-térmico que não pode ser ingerido, na suspeita da dengue,e consegui esta informação atraves deste site.
    Obrigada.

  4. Lidiane Aparecida dos Santos says:

    A única coisa que nós queremos é que as pessoas tenham consciencia de fazer o possívelpara cuidar de seus quintais.E que as nossas autoridades tomem providencia, que coloque pessoas qualificadas em nossos hospitais para melhor atender á população.

  5. ana laura e lucas says:

    esse site é muito legal parabéns bjs…
    ana laura e lucas

  6. BRUNINHA says:

    OIIIIIIII
    VAMOS ACABAE COM ADENGUE

  7. Nélia Mara says:

    Estou muito preocupada, pois sou portadora púrpura, doença hematológica que se caracteriza por baixa de plaquetas. Como os portadores desta patologia devem agir com esta epidemia?

  8. Ana says:

    Oi!
    Gostaria de saber como são essas manchas vermelhas na pele?

  9. Marina says:

    e muito bom isso tbm adoirei
    para as pessoa aprenderem td

  10. amanda says:

    Achei o site muito legal ele nos informa prevenção,tratamentos e muitas coisas mais. Parabéns

  11. Carla Mendes says:

    Eu acho que a Dengue…
    eh uma doença que todos devem previnir..
    vcs sabem vcs tem que fazer aquele processo para que naum aja nenhuma doença portanto tratem de se cuidar queremos naum ser contaminados pelo Aedes Aegipth

  12. lucimara says:

    ele parece pernelongo?ou é mais parecido com mosca?

  13. Thiago vaz says:

    parabens pelo trabalho isso é realmente muito importante,e se vc conseguisse disponibilizar mais fotos ou mandarpara o meu email eu agradeceria

  14. Pâmela Roberta Costa says:

    achei um maximo estou fazendo um trabalho para a escola e garanto que vou tirar uma boa nota, por que é tudo muito interesante e dengue é um assunto que devemos nos preocupar bastante
    !!!!!!!!!!!!!!!!!!!bjos para todos……………………………………………………….

  15. ALANA says:

    A DENGUE E MUITO RUIM EU,SEI PORQUE EU JA PEGUEI DENGUE!!1!1! TENHA CUIDADO COM A DENGUE1!1!1!!!!!!

  16. Ioshiko Nobukuni says:

    Para ajudar no combate à dengue,plantem citronela(a essência de citronela-cymbopogom nardus, mata larvas e pupas em 3 horas, 1 colher (sopa) para 1 litro de água,( peço que façam a experiência!),manjericão,tagetes patula,usem seus derivados(desinfetantes,essências,óleos,velas,sabonetes),criem muitos predadores do aedes:aranhas mosquiteiras,lagartixas de parede,libélulas,pássaros insetívoros,peixes guppy nos reservatórios de água,sapos,além de telar caixas dágua,eliminar possíveis criadouros, usem bacillus thuringiensis,armadilhas Adultrap prende a mosquita adulta(serão 450 ovos que deixam de criar!).Não usem veneno químico, o aedes já adquiriu resistência, mas, mata seus predadores, e assim a dengue prolifera livremente.Basta analisar:onde mais se investiu com inseticidas(Pan 2007) é onde mais aumentou casos de dengue. Os predadores são consumidores vorazes do aedes, tanto na água como em terra, muito mais eficientes que qualquer medida artificial. Pesquisem para comprovar! Perfume também espanta o mosquito.Passem nas partes descobertas. Colocar uma caneca de plástico com ½ de água e 2 gotas de essência de citronela, deixe perto da cama.O cheiro permanece até o dia seguinte e o mosquito não se aproxima.
    nobukunister@gmail.com

  17. Giovana Satori Krepski says:

    Estou fazendo um trabalho sobre a dengue achei tudo o que precisei,consertesa vou tirar 10 no trabalho.
    muito obrigado!

  18. Alessandra Bertolucci says:

    Gostaria de saber se uma criança de 3 anos for picada pelo mosquito da dengue, quais as possibilidades de se tornar a categoria hemorrágica? E quais os riscos?

  19. marisa ines bonetti says:

    bem, ja estou na terceira dengue, achei q dessa vez eu não escaparia,pois estou no 5 dia hj e estou toda entrevada com caimbras des das custelas até a batata da perna taquicardia,nauses estomago inchado
    dores de cabeça horriveis
    nas costas, falta de ar, mas enfim, eu acho que isso, é um problema pubblico, as autoridas deveriam se preocupar mais com seus cidadãons
    pois pagamos impostos carissimos,e o que vemos é cada vez mais o descaso em que estamos jogados
    esse é um problema de calamidade publica, então tem q ser atado pela raiz

  20. Melo suely says:

    É muito preucupante essa praga posso dizer assim esse virus tem matado muita gente infelismente, a minha mãe teve denge 4 vezes eu digo por milagre de Deus nao foi uma denge emoragica se toda a populaçao brasileira se mexeche com certeza o indice de mortes seria menor, pois isso nao depende so dos governates todo ano é a mesma coisa os medicos dispreparados para lhe dar com essa situaçao eles dizem que é apenas uma virose entao o paciente volta pra casa ai o quadro se agrava chega ate obto imfelismente é assim que a coisa acontece peço a Deus que ele use de sua misericordia para com todos esses que estao acometidos por esse virus diabolico. vamos fica mais alerta.

  21. Aline says:

    Adorei as informações sobre a dengue e tbm os desenhos . Bjos Aline

  22. Isabela says:

    Achei muito importante esse artigo sobre a dengue,porém eu precisava de mais informações sobre o aedes aegypti.
    Muitos têm que fazer trabalhos e esse site nao contêm todos as informações necessárias para nossos trabalhos!!!
    Espero que deêm atenção a minha dica

  23. Ioshiko Nobukuni says:

    Usem armadilhas: TRAP-exterminador de mosquito fotocatalítico,fiz o teste e atrai,(antes de picar as pessoas) captura e extermina, mesmo!Vejam na Internet que tem os detalhes. Apropriado para residências e escritórios.Tem a Adultrap, feito de plástico reciclável,manual,atrai a fêmea para oviposição,só que depois de sugar o sangue das vítimas,eficiente,mais barato e durável,própria para ir a campo,nas fábricas,onde tem poeira.Tem a BG-Sentinel,estão testando em Manaus,adequado para agentes da dengue,deveriam fabricar na oficina.Já chegou nas farmácias PRODEN,medicamento homeopático para combater os sintomas da dengue,evita a hemorrágica.

  24. Amanda Padilha says:

    O combate da dengue é muito importante pois as vezes nós mesmos vemos na televisão morrendo e se não cuidarmos os próximos podem ser nós ou aé mesmo nossos familiares por isso precisamos colaborar acabando com a dengue… Colaborem.

  25. julia cedraz says:

    Jente temos q nos previnir os mosquitos estão a soltas larvas cada dia mais isso é constranjedor temos q nos previnir pois a qualquer momento podemos ser picados a dengue ela não fais o (zzzzzzz) como os pernilondos .

  26. Ioshiko Nobukuni says:

    Usem repelente dos pescadores,feito com 1 litro de alcool, 1 vidro de óleo de bebê,2 ptes.de cravo da Índia. Usem exterminador de insetos MEGA,atrai e eletrocuta o mosquito.
    Dengue – Lagartixas de Parede
    Todos sabem que lagartixa come insetos, mas, pude observar com exatidão o quanto esse animal é voraz predador de insetos. Quando menina, morava na zona rural, via sempre as pequenas lagartixas caçando insetos na parede. Coloquei a armadilha TRAP, nos primeiros dias, tinha muito inseto, depois, não via nenhum capturado, até que vi a lagartixa na entrada da armadilha. A outra armadilha, o exterminador de insetos MEGA, a lagartixa estava dentro, a voltagem deve ser baixa, ela estava em contato com a malha elétrica, devorando todos insetos. Desde então, a armadilha amanhece limpa, não tem nenhum inseto, mas, é só ir de surpresa à noite, que lá está ela, a lagartixa! O pessoal de controle da dengue poderia construir uma “casinha” para elas e deixar um casal por terreno baldio(é bom ter uma “casinha” para elas, senão vão morar nas casas da vizinhança, se forem pessoas que não entendem, vão matá-las com veneno), com lâmpada fluorescente colocada no baixo para atrair os mosquitos. Também, soltá-las nas casas desabitadas, elas se ajeitarão. Na minha casa, elas moram nas frestas entre a edícola, balcões, muros, acho. São discretas, durante o dia, não aparecem.
    Ioshiko Nobukuni – sobrevivente da dengue hemorrágica.-Fernandópolis-SP

  27. jhessika says:

    ooooooooo isso ajuda mesmo fala tudo a q a gente precisa saber aedes aegypti_procurado criminoso fugitivo recompensa: vc pode continuar vivo

  28. vick says:

    estou fazendo um trabalho sobre a dengue achei tdo q eu precisei esse é O BLOG!!
    adoreiiii vcs arrazaramm a concorrência rsrsrs
    bjinhuss e obrigada!

  29. Ioshiko Nobukuni says:

    DENGUE I: FAÇA O REPELENTE DOS PESCADORES EM CASA:
    1/2 litro de álcool;- 1 pacote de cravo da Índia(10 grm);- 1 vidro de óleo de nenê(100ml)
    Deixe o cravo curtindo no álcool uns 4 dias agitando, cedo e de tarde;
    Depois coloque o óleo corporal(pode ser de amêndoas,camomila,erva-doce,aloe vera).
    Passe só uma gota no braço e pernas e o mosquito foge do cômodo. O cravo espanta formigas da cozinha e dos eletrônicos,espanta as pulgas dos animais, piolhos.
    O repelente evita que o mosquito sugue o sangue,assim, ele não consegue maturar os ovos e atrapalha a postura, vai diminuindo a proliferação.A comunidade toda tem de usar, como num mutirão. Não forneça sangue para o aedes aegypti!
    Ioshiko Nobukuni – sobrevivente da dengue hemorrágica

  30. Graça Carneiro says:

    Minha filha de 31 anos está com suspeita de dengue.
    Só agora é que percebemos a gravidade dessa doença que se prolifera em todas regiões.
    Estamos em Florianópolis SC e por aqui não se vê nenhuma preocupação em combater o inseto com mais eficácia. Apenas as campanhas públicas. Vou divulgar para amigos e conhecidos as receitas preventivas.
    Foi muito importante saber mais sobre a dengue.

  31. carolina olinda says:

    acho muito bom vcs fazer esses tipos de pesquiza pois e muito util no nosso dia-a-dia

  32. karoline says:

    vamos ajudar a combater a dengue

  33. mariana says:

    tipo amei esse site e tipo a minha sala esta fazendo um trabalho sobre dengue e passei esse site para a sala valeu bjs

  34. daiane says:

    a dengue vai acabar com a ajuda de todos nois ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

  35. Rosa Raiza de Paula Rodrigues y Antunes says:

    Oi meu nome e Rosa e eu
    tenho 8 anos e estou procurando uma explicação do mosquito dengue só que não acho e tive a esperança que vocês me ajudasse . é porque a minha profesora

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>